No melhor estilo do desenho animado “Os Jetsons”, o paulistano agora localiza imóveis inteligentes de médio modelo em São Paulo. O morador pode acionar o sistema de iluminação e climatização do teu imóvel ao sair do trabalho, tal como ligar a cafeteira inteligente para encontrar a bebida pronta no momento em que aparecer em moradia.
Enquanto trabalha, um aspirador de pó autônomo garante a limpeza e a unidade conta ainda com espelho conectado, que informa condições de clima e trânsito pela região, e persianas acionadas por comando de voz. Apontada como tendência no mercado de imóveis, a automação deixa de ser exclusividade de empreendimentos de grande modelo - a despeito de seja mais com facilidade encontrada neles. 50 mil de mobiliário adaptado para a tecnologia. Para tornar uma residência mais inteligente, não obstante, o investimento não necessita ser tão alto. A automação, em diferentes níveis, diz Frankel, tornou-se mais democrática.
O executivo da Liga Brasileira de Automação Residencial e Predial (Aureside), José Roberto Muratori, concorda. “Há 18 anos, quando criamos a nossa agregação, só havia projetos em residências de luxo. “Nos últimos cinco anos, os custos de automação caíram 50%. Ainda não é acessível a todos, contudo a tecnologia atinge um público mais grande, principalmente entre jovens”. Segundo Muratori, a tecnologia disponível permite que sistemas de automação sejam instalados mesmo em prédios e apartamentos antigos, sem necessidade de grandes (e caras) reformas.
“Quando a residência agora foi projetada para receber automação, muitas coisas ficam mais simples e pouco mais baratas, como o cabeamento de som e o sistema de ar-condicionado”, explica. “Mas o morador que escolhe instalar sistemas automatizados em apartamentos mais antigos tem a vantagem que chamamos de ‘escabilidade’, quer dizer, de fazer aos poucos a implementação.
A diferença de valor é pequena e ele tem o conforto de não gastar tudo de uma vez”, completa. Sonho. Residir em um apartamento inteligente e prático a todo o momento foi um desejo do bancário Marco Cruz, de trinta e quatro anos. Fatores como o alto gasto de objetos, muitas vezes importados, e a indispensabilidade de reformas complexas pra instalação do sistema adiaram o sonho até que, há 2 anos, ele visitou um condomínio no bairro da Consolação. “Quando visitei o apartamento, me mostraram a escolha de montar ‘cenários’ completos, como ‘cinema’ ou ‘jantar’, com um único toque.
A tv saía ‘andando’ pelo teto, parava em um lugar específico e ligava no canal que eu queria, tudo isso sem a necessidade de um investimento exorbitante”, conta. Vinte 1 mil. Para o bancário, a superior vantagem é a praticidade. “Se eu vá para este web-site o apartamento à distância por um pretexto específico, tenho essa possibilidade”, explica. Marco sinaliza, todavia, que o sistema é dependente de web e energia. “Para entrar em moradia, preciso sair com a chave visto que posso ficar sem bateria no celular”, alega. mais dicas úteis /p>
A automação não precisa estar restrita às unidades. Na área comum de um condomínio achado pela rua Formosa Cintra, o exercício da tecnologia também beneficia as plantas. A irrigação inteligente é utilizada em 10 jardins do condomínio. O sistema busca pela web a previsão do tempo, mede a umidade do solo e instaura a quantidade de água adequada pra cada ocasião.